COMUNICADO
REDUÇÃO DO HORÁRIO DE EMISSÃO DA RTP-MADEIRA
1. O PS-Madeira apresenta o seu protesto contra a redução do horário de emissão da RTP-Madeira.
2. O ministro dos Assuntos Parlamentares do Governo da República, da coligação PSD/CDS, anunciou ontem, na Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação da Assembleia da República que a transmissão da RTP-Madeira será reduzida para quatro horas diárias, das 19 às 23 horas.
3. Esta decisão da coligação PSD/CDS configura mais um ataque à Autonomia da Região Autónoma da Madeira, pois significa regressar ao período anterior à constitucionalização das autonomias regionais.
4. Reduzir para quatro horas a emissão da RTP-Madeira significa impedir os Madeirenses de se reconhecerem nas suas manifestações sociais, políticas, artísticas, etnográficas, históricas, desportivas e outras. Impede também uma adequada cobertura noticiosa dos acontecimentos mais marcantes da vivência dos madeirenses e porto-santenses, para além de diminuir o acompanhamento do que os nossos conterrâneos vão realizando fora do seu território natal.
5. De igual modo está em preparação uma redução da programação regional da RDP-Madeira. A redução de programação e emissão conduzirá, ainda que se queira esconder essa situação, ao despedimento de muitos profissionais madeirenses da RDP e RTP.
6. A invocação dos elevados custos da emissão da RTP é um argumento injustificado. Diminuir custos nunca poderá significar reduzir um serviço público que garante aos Madeirenses o reconhecimento de uma identidade particular.
7. O deputado do PS-Madeira na AR, Rui Caetano, reagiu ao anúncio do ministro dos Assuntos Parlamentares, questionando o ministro sobre a sua visão autonómica e o Ministro, mostrando a visão anti-autonómica do Governo PSD/CDS, comparou as regiões autónomas a distritos do Continente.
8. Apesar de manifestar hipocritamente a sua posição contrária à medida, o líder do CDS/Madeira, antigo jornalista da RTP, nada faz para impedir o ataque do seu governo à Região Autónoma da Madeira e à RTP-Madeira.
9. O Governo Regional da Madeira do PSD apoia a decisão da coligação PSD/CDS da República, demonstrando, mais uma vez, que a Autonomia só enche a boca dos seus dirigentes quando serve para proveito próprio.
Funchal, 30 de Agosto de 2011
O Presidente do PS-Madeira
Jacinto Serrão
Sem comentários:
Enviar um comentário