Projecto de Resolução
Assunto: Classificação da estação do Pombal como património regional
O património histórico edificado com valor deve ser classificado e preservado, como é o caso da antiga estação do comboio a vapor que ligou o Funchal ao Terreiro da Luta. Trata-se de um edifício com uma história única na Madeira e que constitui um ex-libris da Freguesia de Santa Luzia e de grande valor histórico e cultural para a Região.
Considerando o que referido edifício é propriedade privada e que não se encontra classificado, este deverá ficar protegido de eventuais especulações imobiliárias que o descaracterizem e/ou destruam, constituindo assim uma perda irremediável para o património da Madeira.
Além disso, trata-se de marco da nossa história com grandes potencialidades económicas, nas áreas da cultura e do turismo, que pode servir para criar dinâmicas económicas e ofertas culturais novas no Concelho do Funchal, mais concretamente na Freguesia da Santa Luzia.
Neste sentido, a Assembleia Legislativa da Madeira recomenda à Secretaria Regional da Educação e Cultura uma solução urgente para este problema, da Estação do Pombal, classificando-o como património Regional.
Funchal, 12 Julho de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário